Editorial

Diretriz SBD 2022 – A Diretriz SBD amplia seu foco

O ano de 2021 foi muito difícil para todos. A pandemia nos impôs um estilo de vida que demandou uma rápida adaptação na atuação da SBD, incluindo congressos digitais, e reuniões virtuais, científicas e administrativas. Apesar de todas as tragédias e conflitos que presenciamos, este período proporcionou-nos a rara chance de conseguirmos, ao mesmo tempo, assimilar o uso das plataformas de meeting, a uma disponibilidade nunca antes vista de colegas em se reunir e debater temas científicos, com uma frequência impressionante. Desde o inicio da pandemia, o board científico do comitê central se reuniu 28 vezes para discutir e aprimorar os novos capítulos da Diretriz SBD 2022.

Agora, sob a gestão do presidente Levimar Araujo, 2022 e 2023, o Comitê Central volta renovado em espírito, mas com a mesma estrutura de pessoas altamente capacitadas e já treinadas dentro do sistema editorial que se mostrou bem sucedido em 2021, com a missão de acrescentar os capítulos remanescentes, e, ao mesmo tempo, iniciar a fase de vigilância científica. Nesta fase, os departamentos da SBD participarão ativamente, indicando ao comite as novas evidências que virão surgir, eventualmente com força de alterar e atualizar a diretriz.

A diretriz 2022 vem com novo layout e novos capítulos, além de uma ampla revisão dos capitulos preliminares. O processo de renovação e revisão passa a ser contínuo. Anualmente, teremos uma nova atualização oficial e completa, mas, eventualmente, poderemos ter capítulos com atualizações suplementares, quando necessário. A Diretriz anterior (2021) já está indexada, e com ISBN, com os capitulos devidamente registrados e com DOI. Ela permanecerá disponivel ao acesso público no site da SBD. A nova diretriz 2022 vem com missão de se consolidar como a referência científica em diabetes no Brasil. Um trabalho que está constantemente em construção, com a participação de todos.

Saudações
Marcello C Bertoluci
Coordenador do Departamento de Diretrizes da SBD 2022-2023

Levimar Araújo
Presidente da SBD – 2022-2023

São Paulo, 22/01/2022